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Criando Cabeçalhos Verticais

Muitas empresas e profissionais liberais preferem, para suas correspondências, cartas que tenham cabeçalhos que corram verticalmente, ao invés do antigo formato colocado horizontalmente no topo da carta. Nesses cabeçalhos pode-se colocar os nomes dos executivos, do quadro de diretores, dos parceiros, ou qualquer outra informação relevante.

Para conseguir tal efeito usando-se o Word é muito fácil, basta seguir os passos abaixo para conseguir o efeito desejado.

  1. Selecione o menu Exibir * Zoom, clique na opção Página Inteira (no bloco Tipo de Zoom), que corresponde a um zoom de 38%, e pressione o botão [OK]; este passo é muito importante pois é necessária a visão global da página para a criação, e posicionamento, do cabeçalho vertical;
  2. Selecione o menu Inserir * Moldura, e clique com o cursor posicionado no lugar desejado para o canto superior esquerdo da moldura e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o cursor até posicionar a moldura dentro do espaço desejado. Se for necessário fazer alguma alteração clique na moldura e usando um dos oito pontos de manipulação da mesma arraste a moldura para que fique posicionada exatamente onde desejado. Também, se desejado, pode-se colocar a moldura parcial ou totalmente dentro de qualquer das áreas reservadas para as margens, só não esqueça das margens físicas mínimas necessárias para a impressora poder imprimir todo o conteúdo da página.
  3. Selecione o menu Exibir * Zoom, e escolha o zoom normal em que você trabalha, que geralmente é a opção de zoom de 100 %, e clique no botão [OK] para voltar ao documento;
  4. Clique dentro da moldura que você acabou de criar e começa a digitar os textos necessários. Escolha os fontes, tamanhos e estilos que permitam transmitir a importância de cada item do cabeçalho vertical, não esquecendo de que a moldura, em geral, tem pouca largura, assim seja bastante criativo;
  5. Clique novamente na moldura e selecione o menu Formatar * Bordas e Sombreamento; o Word permite uma grande variedade de opções, e uma delas, em especial, dá um toque especial: a opção de usar Sombra na moldura, o que dá uma sensação de tridimensionalidade que fica muito bem. O texto que você digitar fora da moldura irá realizar o "wrap" automaticamente em volta da moldura;
  6. Quando você achar que a moldura, e as informações internas a ela, estão do jeito desejado está na hora de salvar o documento atual como um modelo, o que garantirá que sempre que desejado você pode criar novos documentos reusando o formato ora acabado: selecione o menu Arquivo * Salvar Como, e no campo Salvar Como Tipo: selecione a opção Modelo (*.dot), digite um nome adequado para seu novo modelo, no campo Nome do Arquivo, e clique no botão [Salvar];

Agora, sempre que você - ou alguém da empresa - necessitar usar este modelo bastará selecionar o menu Arquivo * Novo e escolher na janela que se abre o modelo que você gravou anteriormente. Daí é só sair digitando o conteúdo da nova carta, que ela terá sempre o mesmo esquema de layout e formatos de fontes das demais cartas emitidas, o que garante uma padronização visual muito importante e profissional aos documentos oficiais da empresa.

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