(© 1997-2008 by Francisco Panizo Beceiro)

Se você quer uma Ajuda Específica para o seu caso, proceda como indicado:
clique Suporte, e envie a sua dúvida (para cadastrados no CLUBE DO HELP DESK)
ou envie sua dúvida para nosso Super Fórum )

F-Renault, Clio, Renault Européia e World Series

Seção Windows da abcDICAS.com.br
Combinando Disquetes de Emergência num Único CD-ROM

Saiba se você pode usar e, se for o caso, como fazer isso, um CD-ROM de Emergência, combinando diversos disquetes de Emergência. Salvando você de ter que guardar vários disquetes, e descobrir que perdeu o mais importante, no momento mais necessário.


Meu Sistema aceita usar um CD-ROM de Emergência? 


Muitos programas, tais como de Anti-Vírus e Utilitários de Disco, recomendam criar um disquete de recuperação, cada um separado do outro – um disquete de boot para uso em casos de pane e emergência - fazendo com que alguns tenham que guardar, e lembrar onde guardou, diversos disquetes. Mas existe um modo de colocar todos esses disquetes num único CD. CD este que poderá ser usado também para dar boot no seu sistema. 

Porém, as instruções a seguir poderão não funcionar com todo tipo de disco de recuperação, nem mesmo nos casos em que seu computador não puder dar o boot a partir de um CD-ROM. 

Então, antes de qualquer coisa, descubra se você possui um sistema que permita realizar o boot pelo CD-ROM. Para isso, entre no programa de configuração do CMOS. O método para entrar no SETUP varia de computador para computador, mas em geral, na maioria dos casos, basta pressionar a tecla DEL ou CTRL+S ou F2 logo que o micro é ligado, e antes de o Windows ser carregado, para que surja o menu de configuração.  Verifique se a tecla correta não aparece indicada em seu vídeo, por alguns segundos, quando o computador é ligado. 

Vasculhe os diversos submenus para localizar a opção que indica a sequência em que é dado o boot. Verifique, então, se uma das alternativas disponíveis é a de usar o CD-ROM como uma das alternativas disponíveis. 

Se a resposta for SIM, você está com sorte, e pode prosseguir com as instruções do bloco abaixo. Em caso negativo, sentimos muito, mas a solução não servirá para seu caso.


Como Criar o CD de BOOT & RECUPERAÇÃO 


Para combinar os discos de recuperação, ou emergência, você precisará de uma unidade de CD-R ou CD-RW e um software de gravação. Nos exemplos a seguir usaremos o programa Easy CD Creator, da Adaptec, que acompanha a maior parte dos modelos de CD-RW, para ajudar nos exemplos. 

  1. Primeiro, crie todos os discos de recuperação, se você ainda não tiver feito isso;
  2. Depois de criados os disquetes, transfira todo o conteúdo de cada disquete para uma pasta separada no disco rígido. Diversos programas, incluindo o Norton AntiVirus, permite que se crie um “disco” de emergência no próprio disco rígido - existindo essa opção, use-a;
  3. Você agora precisará de um disco de boot do Windows;
    Se você não souber como criar, tal disco de boot, veja aqui como fazê-lo;
  4. Depois que os programas estiverem no disco, teste-os:
    1. Coloque o disco de boot do Windows na unidade e selecione Iniciar * Desligar * Reiniciar o computador;
    2. No Prompt do DOS, use o comando para mudar de diretório (cd) para ir até a pasta de um determinado programa. Já na pasta, digite autoexec e pressione ENTER para carregar um programa de recuperação em específico;
  5. Depois que estiver satisfeito com o modo como o disco funciona, chega a hora de criar o CD:
    1. Volte ao Windows, coloque um disco CD-R ou CD-RW na unidade;
    2. Se essa ação não iniciar o Easy CD Creator, faça-o você mesmo;
    3. Use a opção para criar um CD de Dados (não use o item para usar o DirectCD);
    4. Quando o Easy CD Creator for aberto, selecione File * New CD Project * Bootable CD;
    5. O programa em seguida pedirá por um disquete de boot;
    6. Iinsira então o disco de inicialização do Windows;
    7. Arraste as pastas que contêm os arquivos de recuperação do painel principal da janela do CD Creator (Explorer) para o painel inferior (CD Layout);
    8. Finalmente, clique no ícone Create CD.

Ao dar o boot, a partir do CD, será apresentado o prompt DOS na unidade A:, na verdade um disquete virtual que funciona como o disco de boot comum do seu computador. 

Os outros arquivos ficam armazenados no CD, que é indicado provavelmente por uma letra à mais de onde está normalmente (se sua unidade de CD é normalmente D:, por exemplo, nesta ocasião provavelmente se tornará a unidade E:). 

Para ter acesso à unidade, digite a letra correspondente seguida por dois pontos e depois pressione a tecla ENTER

Use o comando dir para ver quais pastas estão disponíveis; use dir /p para ver apenas uma tela por vez e o comando cd para ir até uma pasta em especial. Depois digite AUTOEXEC e pressione a tecla ENTER.


Criando um Disquete de Boot para o Windows 

  1. Selecione o menu Iniciar * Configurações * Painel de Controle;
  2. Dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas;
  3. Clique na aba Disco de Inicialização;
  4. Escolha o item Criar Disco e siga as instruções que aparecerão na tela;
  5. Esse procedimento criará um disquete de boot, e copiará todos os arquivos necessários ao Sistema Operacional para um disquete;

[voltar]


| Home |