Os Fatos do Século XVI (1.501 à 1.600)

A Caminhada - Pessoas - Imagens - Fatos


Os Fatos Que
Fizeram o
Século XVI

Quando você encontrar este símbolo:
Veja mais Detalhes!
Clique-o para conhecer mais detalhes sobre o tópico em questão...

Estes foram os principais fatos que marcaram o século XVI:

1582: Surge o Calendário Moderno

Uma das mais ambiciosas invenções da humanidade, o Calendário, passou por diversas tentativas de coincidir o tempo medido com o tempo sideral, que marcava a real passagem das estções, e que era primordial para o progresso da agricultura.

No ano de 46 a.C. o imperador romano Júlio César instituiu o ano solar de doze meses (baseado nos calendários egípcio e judeu daquela época), com cada mês tendo cerca de 30 dias. Júlio César tirou 5 dias do ano, mas criou um dia extra, a cada quatro anos, que se denominava de ano bissexto. Esse dia extra era inserido no mês de fevereiro. Esse calendário se denominou de Calendário Juliano. O problema era que o ano Juliano estava um pouco errado, e com o tempo a discrepância anual (que chegava a meros 11 minutos) entre o Calendário Juliano e o Calendário Solar acumulou uma diferença de dez dias.

A Igreja Católica do século XVI acabou extremamente incomodada com tal diferença, que causava a postergação da comemoração da Páscoa, que já não mais era comemorada no mês de março. Assim o papa Gregório XIII reuniu uma comissão de alto nível e acabou editando uma bula papal, que criou o Calendário Gregoriano, em outubro de 1.582.

O Calendário Gregoriano manteve as principais definições do Calendário Juliano, porém fez duas alterações básicas:

  • Definiu que os anos múltiplos de 100 (1.700, 1.800, 1.900 etc) não mais seriam bissextos; exceto os anos múltiplos de 400 (1.600, 2.000, 2.400 etc);
  • O ano da promulgação do novo calendário teria dez dias a menos, para fazer o acerto da data de comemoração da Páscoa;

Em vista dessa última alteração o mundo foi dormir em 4 de outubro, mas só acordou onze dias depois, em 15 de outubro de 1.582.

O Calendário Gregoriano foi adotado em todo o mundo católico de imediato, embora vários países ocidentais, como a Inglaterra, levassem quase 200 anos (em 1.752) para adotarem esse calendário.

 


| Home Page | A Caminhada | Pessoas | Imagens | Fatos |

visitas
WebMaster:
Francisco Panizo Beceiro
Site criado em: 27 Dezembro 1998
Última atualização em: 23 Janeiro 2000