(© 1997-2008 by Francisco Panizo Beceiro)

Se você quer uma Ajuda Específica para o seu caso, proceda como indicado:
clique Suporte, e envie a sua dúvida (para cadastrados no CLUBE DO HELP DESK)
ou envie sua dúvida para nosso Super Fórum )

Tudo sobre a categoria mais emocionante dos EUA

Seção EXCEL da abcDICAS.com.br

Protegendo e Ocultando Fórmulas

Para proteger uma fórmula de sorte a que a mesma fique oculta, para quem vai utilizar a planilha, deve-se executar dois comandos em seqüência, conforme detalhamento abaixo:

primeiro comando:
Formatar a célula para que assuma as opções OCULTA e PROTEGIDA:
  1. Acione o menu FORMATAR * CÉLULAS;
  2. na aba PROTEÇÃO deixe selecionadas as opções PROTEGIDA e OCULTA;

 

segundo comando:
Proteger a planilha para que a proteção configurada seja efetivada (ligada):
  1. Acione o menu FERRAMENTAS * PROTEGER * PROTEGER PLANILHA;
  2. Se desejado selecione as opções de objetos a serem protegidos, e também a inserção de uma senha;
    as proteções possíveis são:
    1. proteger o conteúdo;
    2. proteger os objetos;
    3. proteger cenários;

 

Para finalizar salve a planilha, para que todas as proteções selecionadas sejam gravadas junto com a planilha. Lembre-se de guardar bem a senha que você utilizar para a proteção, pois sem ela sua planilha estará perdida, sem possibilidade de se alterar a fórmula - ou os objetos que foram protegidos.


Para desproteger uma planilha, de sorte a que a mesma mostre as fórmulas ocultas, permitindo que o desenvolvedor da planilha possa fazer as alterações/modificações necessárias, deve-se executar o comando conforme detalhamento abaixo:

Desproteger a planilha para que a proteção configurada seja desativada (desligada):
  1. Acione o menu FERRAMENTAS * PROTEGER * DESPROTEGER PLANILHA;
  2. Se necessário digite a senha que abrirá a proteção anteriormente gravada(*)

(*) A senha deve ser conhecida - nos casos de senhas que foram esquecidas não há condições de se destravar a planilha, devendo a mesma ser totalmente refeita para ser novamente utilizada (portanto: NÃO ESQUEÇA JAMAIS DA SENHA)


O Que Significam as Opções de Proteção do Excel:

  • Quando você marca a caixa de seleção Conteúdo na caixa de diálogo Proteger planilha, os usuários não poderão fazer o seguinte:
    • Fazer alterações nas células, a menos que você tenha destravado as células antes de proteger a planilha. Por exemplo, se você usar uma planilha como um formulário, pode deixar células que contenham rótulos e instruções travadas, e destravar os campos de entrada de maneira que outros usuários possam preenchê-los. Os usuários podem pressionar a tecla TAB para mover-se pelas células destravadas em uma planilha protegida.
    • Exibir linhas ou colunas que você ocultou antes de proteger a planilha.
    • Exibir as fórmulas das células para as quais você ocultou as fórmulas antes de proteger a planilha.
    • Para folhas de gráfico, fazer alterações nos itens da folha de gráfico, como seqüências de dados, eixos e legendas. O gráfico continua refletindo as alterações feitas nos dados de origem.
  • Quando você marca a caixa de seleção Objetos na caixa de diálogo Proteger planilha, os usuários não podem fazer o seguinte:
    • Fazer alterações nos objetos gráficos, incluindo mapas criados como recurso de mapeamento do Microsoft Excel, gráficos incorporados, formas e caixas de texto, a menos que você destrave os objetos antes de proteger a planilha. Por exemplo, se uma planilha possui um botão que executa uma macro, você pode clicar no botão para executar a macro, mas não pode excluir o botão.
    • Fazer quaisquer alterações, como formatação, em um gráfico incorporado. No entanto, se você proteger um gráfico incorporado, ele continuará a ser atualizado quando a sua origem de dados for alterada.
    • Atualizar um mapa, se o mapa estiver protegido.
    • Adicionar ou editar comentários.
    • Para folhas de gráfico, fazer alterações em objetos gráficos, como caixas de texto, que você adicionou ao gráfico, a menos que você destrave os objetos antes de proteger a folha de gráfico.
  • Quando você marca a caixa de seleção Cenários na caixa de diálogo Proteger planilha, os usuários não podem fazer o seguinte:
    • Exibir cenários que você ocultou.
    • Fazer alterações em cenários que você protegeu contra alterações, ou excluir esses cenários. Os usuários podem editar os valores nas células variáveis, se as células não estiverem protegidas, e adicionar novos cenários.

    Observação: No Editor do Visual Basic for Aplications, os programadores podem usar a propriedade EnableSelection (do Visual Basic for Applications) para proteger as células de maneira que os usuários não possam selecioná-las. Você poderá obter maiores informações sobre esse tópico consultando a Ajuda do Editor do Visual Basic.

| Home |

Todo o material deste Portal tem copyright by Francisco Panizo,
assim sendo fica proibida sua cópia e reprodução não autorizadas.