(© 1997-2008 by Francisco Panizo Beceiro)

Se você quer uma Ajuda Específica para o seu caso, proceda como indicado:
clique Suporte, e envie a sua dúvida (para cadastrados no CLUBE DO HELP DESK)
ou envie sua dúvida para nosso Super Fórum )

Super dicas sobre a planilha de cálculo da MS

Seção EXCEL da abcDICAS.com.br

Cálculos Trigonométricos (Topográficos)

Hoje as planilhas substituíram, quase que totalmente, os cálculos trigonométricos, para trabalhos de topografia por exemplo, que fazíamos em calculadoras científicas à poucos anos atrás.

Com as calculadoras científicas tínhamos aparelhos, especificamente, desenvolvidos para facilitar a entrada e os cálculos de diversos tipos de funções trigonométricas. Assim entrar ângulos, tais como 23º 15' 35" (vinte e três graus, 15 minutos e 35 segundos) era moleza, assim como entrar com Radianos, etc. Somar , subtrair, e calcular seno, coseno, tangente, e etc, super moleza.

Hoje, com as planilhas tipo Excel, e outras, que são softwares genéricos - não apenas científicos - temos que dar uma pequena "volta" para chegar aos resultados esperados. Mas vamos ser honestos: só precisamos fazer uma única vez, e depois é só digitar e "colher" os resultados, de bandeja.

Vamos dividir nosso problema em duas partes:

  • 1ª parte: Como representar as medidas em grau, minuto e segundo no Excel;
  • 2ª parte: Como calcular as funções trigonométricas com os argumentos obtidos na 1ª parte;
  • 1ª Parte:

Para termos cálculos com graus teremos de lançar mão de formatação similar, que é a Hora medida em horas (que poderíamos chamar de graus) minutos (os próprios) e segundos (idem). Para tal devemos escolher o formato mais adequado, que no Excel deve ser o formato obtido através da seqüência abaixo, necessário para os cálculos aritméticos com os ângulos:

  1. Selecione o menu Formatar * Células;
  2. Clique na aba Número;
  3. Clique no formato Hora;
  4. Selecione o formato 26:30:55 (perceba que é diferente do formato 13:30:55 , já que este só representa o formato até 1 dia (no caso 24 horas) limite que para graus não cabe, já que podem ser mais de 24 graus);

Na célula que conterá o ângulo final, de uma soma por exemplo, devemos aplicar outro formato, obtido através da seqüência abaixo:

  1. Selecione o menu Formatar * Células;
  2. Clique na aba Número;
  3. Clique no formato Número;
  4. Selecione quantas casas sejam necessárias para mostrar a quem vai trabalhar com a planilha (como o formato é apenas para efeito externo, já que o cálculo que o Excel faz utiliza de uma precisão interna de até 15 casas decimais, poderia-se até esconder tal célula ou coluna, sem afetar a legibilidade da planilha, e deixando a precisão mostrada com qualquer valor);

 

  • 2ª Parte:

Para calcularmos uma função trigonométrica, tal como o COSENO, devemos nos lembrar que as planilhas só utilizam os argumentos no formato RADIANOS. assim sendo é necessário um cálculo anterior, mas que pode ser colocado em conjunto com a função trigonométrica, para ganhar espaço na planilha:

  1. Digite, como exemplo, a função:

    COS(célula*PI()/180) - isto transforma graus em radianos;

  2. Aplique o formato desejado através da seqüência:
    1. Selecione o menu Formatar * Células;
    2. Clique na aba Número;
    3. Clique no formato Número;
    4. Selecione quantas casas sejam necessárias para mostrar a quem vai trabalhar com a planilha;

 

Para firmar conceitos, vamos imaginar uma planilha como a abaixo mostrada:

  A B C D E
1 Angulo A Angulo B Soma (A+B) Ângulo Final Coseno
2 33:25:40 11:35:20 45:00:00 45,00 0,7071067
3   Fórmulas da linha 2: =A2+B2 =C2 =COS(D2*PI()/180)

Nesse nosso exemplo fictício teríamos de aplicar as formatações da primeira parte nas células A2, B2 e C2 (formato hora), e na célula D2 (formato número). Na célula E2 aplicaremos o formato da segunda parte (formato número).

| Home |

Todo o material deste Portal tem copyright by Francisco Panizo,
assim sendo fica proibida sua cópia e reprodução não autorizadas.